domingo, 17 de abril de 2011

O país das cerejeiras

O Japão é conhecido como o país das cerejeiras. Quando termina o inverno e se  inícia a primavera, as flores de cerejeira começam a brotar. Essa variedade não é a que produz a cereja, sua beleza simplesmente está nas flores. Nessa época do ano, durante 2 semanas  nos sábados e domingos, os japoneses vão fazer o "hanami" que significa literalmente "ver as flores" (hana= flor, mi= ver) que é um pique-nique sob a sombra das árvores floridas. Lugares são demarcados toalhas estendidas na relva e lá vão eles com a família ou amigos.

As cerejeiras passam o ano inteiro como uma arvorezinha comum, sem nada de especial. Com suas folhas pequenas, verdinhas que caem todas durante o inverno rigoroso. Logo no início da primavera suas flores começam a brotar, crescem, se abrem e caem. Tudo isso em um período de 2 semanas. O dia mais requisitado para fazer o hanami (leia-se: raná-mi) é geralmente no último fim de semana desses 15 dias, quando as flores estão no auge de sua beleza e isso aconteceu no último dia 11 de abril. Após esse dia as flores vão cair e vão surgir as folhas verdes e a cerejeira vai passar os outros 350 dias do ano como uma simples árvore comum.

2 comentários:

  1. *------------*

    eu ainda vou lá ver as cerejeiras. ah se vou.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado que muita gente conhece o Japão por país das laranjeiras, por causa de alguns animes em que isso é mostrado

    Pensando rapidamente, lembro que em Yuyu Hakusho, Ouran Host Club e Sakura Card Captors houveram episódios que fizeram menção as cerejeiras.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...